em

Unicesumar aposta em inovação e expansão nos Campos Gerais

Fundada em 1990, a Unicesumar vem investindo na expansão de seu ensino à distância (EaD), e também no presencial. Nessa terça-feira (21), um evento marcou a inauguração oficial do campus Ponta Grossa da Instituição, que tem em seu portfólio o atendimento a 7 milhões de estudantes, um Índice Geral de Cursos (IGC) 4 – em uma escala que vai de 1 a 5 junto ao MEC – e a classificação entre 4% das melhores instituições de ensino superior do Brasil.

O vice-reitor da Unicesumar, Wilson Matos Filho, acredita no potencial de ampliação da unidade de Ponta Grossa. Os cursos já começaram a ser ofertados, e as aulas acontecem desde março deste ano, mas ainda há muito a crescer, inclusive do ponto de vista estrutural. “O investimento aqui é de mais de R$ 40 milhões. Hoje são aproximadamente 15 metros quadrados construídos, 80 salas de aulas e 15 laboratórios. Mas o terreno é o maior dentre nossos três novos campi [Londrina, Curitiba e Ponta Grossa]. São 68 mil metros quadrados, e já temos previsão de ampliação do prédio atual em mais 11 mil metros quadrados”, comenta Matos Filho, sobre um edifício de quatro pavimentos localizado no Bairro Oficinas.

Ele também aponta a qualificação dos colaboradores, entre os quais aproximadamente metade possui pós graduação, como um diferencial que fez com que o nome Unicesumar fosse forte na cidade, antes mesmo da instalação do campus.

“Cinco anos atrás, quando iniciamos nosso projeto de expansão, vimos a potencialidade de Ponta Grossa e dos Campos Gerais do ponto de vista estratégico, também pela sua posição geográfica e logística. Notamos também o desenvolvimento da região, e inserimos cursos voltados a essas demandas. O curso de Gastronomia e o de Publicidade e Propaganda, por exemplo, ainda não tinham oferta em Ponta Grossa”, comenta.

 

Ensino híbrido

A Instituição chega aos Campos Gerais com a promessa de colaborar com o crescimento econômico e qualificação profissional existente na região, ao mesmo tempo que oferta uma forma de ensino inovadora, a exemplo do ensino híbrido. “Percebemos que o ensino presencial ainda é bastante forte, ao mesmo tempo que o ensino à distância cresceu. Acredito que estamos caminhando para o ensino híbrido, feito parte presencialmente e parte à distância, oferecendo o melhor das duas modalidades. Já lançamos esse sistema em 52 polos, e acreditamos que essa é a tendência em educação”, aposta Wilson Matos Filho.

 

Expansão

Em Ponta Grossa, há vestibulares agendados para 3 de dezembro, 7 de janeiro e 28 de janeiro. As provas também podem ser feitas por agendamento. Para os próximos meses, está prevista a instalação de uma nova biblioteca no campus, a ampliação do prédio atual, e a construção de um auditório com 450 lugares que deve ser inaugurado em março. O Campus de Londrina deve ser inaugurado na próxima semana e, para o próximo ano, está prevista a instalação de campi em Campos Grande (MS), Guarapuava e Arapongas.

Matos Filho: “Queremos colaborar com o crescimento da região” (CRÉDITO: Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.