em

Acipg pede revogação da lei que altera Distrito Industrial de Ponta Grossa

A Acipg se manifestou por meio de nota enviada a imprensa, no final da tarde dessa sexta-feira (26), sobre o a lei que altera o zoneamento de uma área do Distrito Industrial de Ponta Grossa, no Paraná. O diretor de planejamento urbano, Jarbas Goe; o diretor de Indústrias, Otto Ferreira Neto e o presidente da Acipg, Douglas Taques Fonseca reafirmaram o pedido ao prefeito para que a lei 13.726/20 seja revogada. “Muito mais do que moradias, a cidade precisa gerar empregos e temos que aproveitar este momento excelente da indústria para atrair novos investimentos, fortalecendo o desenvolvimento da cidade”, declarou Fonseca.

Confira o texto na íntegra:

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) solicita ao prefeito Marcelo Rangel (PSDB) que seja revogada a Lei Municipal 13.726/20 que realiza a mudança na lei de zoneamento, e altera de zona industrial para zona residencial (ZR-2) áreas situadas no Horto Florestal do Cará-Cará, próximo ao Distrito Industrial e Aeroporto Sant’Ana. Para a entidade liberar a área para moradias, além de ser um prejuízo para novos investimentos na indústria, prejudica a expansão do aeroporto.

O diretor de Planejamento Urbano da ACIPG, Jarbas Goes, aponta que a área está muito próxima ao Distrito Industrial, por isso, até então era destinada para indústrias. Além disso, salienta que o município necessita de áreas para novos investimentos no setor. “Não há mínima necessidade dessa alteração, sem contar com as questões ambientais, considerando que é uma área de várzea. A própria Secretaria de Meio Ambiente do Município tinha se manifestado contrária em 2018. É importante que permaneça como zona industrial pelo problema que pode causar para as indústrias existentes no local. Ter uma área industrial ao lado de uma área residencial pode gerar conflito”, disse Goes.

Já o diretor de Indústria da ACIPG, Otto Ferreira Neto relata que a situação dessa área foi minuciosamente estudada durante o atual Plano Diretor, enquadrada como Zona Industrial, pela criticidade dos riscos avaliados pelas indústrias ali instaladas em operação pelo grau individual e coletivo desses riscos, foi determinada como ‘Área de Amortecimento para a segurança do entorno’ para a segurança da população. “Devemos ter um olhar para o futuro, e desde já, fazer com que o crescimento, traga também a segurança e preservação das pessoas, preservação da saúde financeira das indústrias, bem como a do fortalecimento do setor”, disse Neto.

Para o presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, a entidade já se manifestou através do Núcleo das Indústrias de Ponta Grossa (NDI) e por isso, entende que o Distrito Industrial deve ser preservado para o setor, sob pena de prejudicar o desenvolvimento econômico da cidade. “Na mais recente reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG) já nos manifestamos contrários a medida e a favor da revogação, pois muito mais do que moradias, a cidade precisa gerar empregos e temos que aproveitar este momento excelente da indústria para atrair novos investimentos, fortalecendo o desenvolvimento da cidade. Em virtude disso, a ACIPG entende ser necessária a revogação da lei 13.726/20”, finaliza Fonseca.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.